17/11/10

José Antunes de Sousa

O Português como Língua de Identidade e Criação

José Antunes de Sousa, filósofo e investigador português, tem-se dedicado à investigação na área da Filosofia e da Teoria das Artes e Literaturas. É investigador no Centro de Estudos Filosóficos da Universidade Católica e na Unidade de Investigação em Artes, Poiética e Literatura do Instituto Piaget de Almada. o lugar do pensamento na criação literária, destacando as relações da literatura e da filosofia, do conhecimento e da linguagem. Em 2008 foi co-editor das actas do colóquio Vergílio Ferreira no Cinquentenário de Manhã Submersa, realizado na Universidade Católica de Lisboa em 2004.

José Antunes de Sousa é também investigador do Facin Lab – Laboratório de Ciências Afectivas. Este laboratório de investigação criado em 2006 mobilizou equipas interdisciplinares para o estudo dos fenómenos afectivos, comportamento facial, comportamento não verbal, emoções e processos relacionais, competências emocionais e estratégias de auto-apresentação.

Estudioso da obra de Vergílio Ferreira publicou A Questão Ética em Vergílio Ferreira (2006) e Vergílio Ferreira e a Filosofia da sua obra Literária (2009). Neste seu último livro, reflecte sobre o lugar do pensamento na criação literária, destacando as relações da literatura e da filosofia, do conhecimento e da linguagem. Em 2008 foi co-editor das actas do colóquio Vergílio Ferreira no Cinquentenário de Manhã Submersa, realizado na Universidade Católica de Lisboa em 2004.

José Antunes de Sousa é licenciado, mestre e doutor em Filosofia pela Universidade Católica Portuguesa e Professor do Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares do Instituto Piaget de Almada.

______________

Links de interesse

Facin Lab

Etiquetas: , ,

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial