17/11/10

João Almino

O Português como Língua de Identidade e Criação

Escritor, investigador na área da ciência política e diplomata, nasceu em Mossoró, no Rio Grande do Norte, Brasil.

João Almino é autor de 15 livros, 5 dos quais, obras de ficção. O seu quinteto de romances – Quinteto de Brasília – é um dos mais importantes marcos da literatura brasileira contemporânea, composto por

A sua obra no âmbito da história e filosofia política é uma referência para os que estudam as questões do autoritarismo e da democracia, destacando-se livros como Os Democratas Autoritários (1980), A Idade do Presente (1985), Era uma Vez uma Constituinte (1985) e O Segredo e a Informação (1986). É também autor de Naturezas Mortas – A Filosofia Política do Ecologismo (2004) e de três ensaios literários – Brasil-EUA: Balanço Poético (1996), Escrita em contraponto (2008) e O diabrete angélico e o pavão: Enredo e amor possíveis em Brás Cubas (2009).

Actualmente, exerce as funções de Cônsul Geral do Brasil em Chicago.

Almino doutorou-se em Paris, sob a orientação científica do filósofo Claude Lefort. Foi docente em Berkeley e Stanford (EUA), na UNAM (México), na Universidade de Brasília e no Instituto Rio Branco (Brasil).

______________

Links de interesse

Página pessoal de João Almino
http://www.joaoalmino.com/
Ideias para Onde Passar o Fim do Mundo, indicado para o Prémio Jabuti – o mais importante prémio literário do Brasil – e vencedor do Prémio do Instituto Nacional do Livro e do Prémio Candango de Literatura, Samba-Enredo, As Cinco Estações do Amor, vencedor do Prémio Casa de las Américas, O Livro das Emoções, finalista do 7.º Prémio Portugal Telecom de Literatura e Cidade Livre, lançado em Maio deste ano.

Etiquetas: , ,

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial