17/11/10

Ana Maria Mão-de-Ferro Martinho

O Ensino do Português

Ana Maria Mão-de-Ferro Martinho é especializada em Literaturas Africanas, Ensino do Português como Língua Segunda e como Língua Estrangeira e Estudos Pós – Coloniais. 

Investigadora e docente do Departamento de Estudos Portugueses da FCSH, da Universidade Nova de Lisboa tem estado envolvida em projectos de cooperação com a África Lusófona, nomedamente no Projecto de Implementação de Pólos de Língua Portuguesa na Guiné-Bissau, em que foi coordenadora e consultora. Este projecto resultou de uma parceria entre o Instituto Camões, o Banco Mundial e o Governo daquele país.
As Unidades de Apoio Pedagógico ou Pólos de Língua Portuguesa (UAP/PLP) são estruturas destinadas a apoiar técnica e pedagogicamente mais de 400 professores guineenses do ensino básico e secundário a leccionar em todas as regiões da Guiné-Bissau, através de programas de formação. Existem, no total, 12 centros espalhados pelo território guineense.
A professora Ana Maria Mão-de-Ferro Martinho esteve no terreno a preparar a formadores e foi também responsável pela produção dos materiais didácticos usados no âmbito deste projecto.
O programa de formação contínua de professores de Língua Portuguesa foi estabelecido por protocolo celebrado entre o Instituto Camões (IC) e o Ministério da Educação (ME) da Guiné-Bissau, em 2005 e iniciado em 2006/07.
No ano lectivo de 2009/2010 são já 1.112 os docentes guineenses inscritos no programa de formação contínua em exercício de professores de Português. Um total de 432 professores já terminou – em 2008/2009 – o programa de três anos de formação contínua para docentes de Língua Portuguesa.
____________
Links de interesse
Revista Idiomática
Revista Digital de Didáctica de Português como Língua Não Materna
Coordenação: Ana Maria Mão-de-Ferro Martinho
http://cvc.instituto-camoes.pt/idiomatico/04/05.html
- Número 91 ·   12-25 de Outubro de 2005 ·   Suplemento do JL, N.º 914, Ano XXV
Protocolos, cursos, congressos e conferências
http://www.instituto-camoes.pt/encarte/encarte91f.htm  
- Número 118 ·   24 de Outubro de 2007 ·   Suplemento do JL n.º 967, ano XXVII
Projecto Unidades de Apoio Pedagógico/Pólos de Língua Portuguesa
http://www.instituto-camoes.pt/encarte-jl/projecto-unidades-de-apoio-pedagogico-polos-de-lingua-portuguesa.html
- Número 149 · 10 de Março de 2010 · Suplemento do JL n.º 1029, ano XXIX
Guiné-Bissau: Professores de Português concluem formação
http://www.instituto-camoes.pt/encarte-jl/guine-bissau-professores-de-portugues-concluem-formacao.html


0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial