18/11/10

Dulce Maria Scott

Diversidade e Universalismo da Língua Portuguesa

Dulce Maria Scott é doutorada em Sociologia pela Brown University, e professora catedrática no Departamento de Sociologia da Universidade de Anderson. Originária da ilha de São Miguel, Açores, emigrou para os Estados Unidos aos 18 anos de idade.

Professora na Universidade de Anderson (EUA) e investigadora no Institute for Portuguese and Lusophone World Studies (Instituto de Estudos Portugueses e Lusófonos), na Rhode Island College (EUA), a sua pesquisa tem incidido em áreas como imigração, raça e etnicidade, com especial atenção para as problemáticas da identidade e da integração da comunidade lusófona nos Estados Unidos.

Enquanto investigadora Dulce Maria Scott tem desenvolvido e apresentado trabalhos e artigos científicos em conferências e colóquios tanto nos Estados Unidos como em Portugal.

Em comentário a um estudo recente Dulce Maria Scott, defendeu, referindo-se à integração das comunidades portuguesas na sociedade americana, que “a manutenção da cultura ancestral, à medida que a integração na sociedade, economia e cultura americanas vai ocorrendo (aculturação selectiva) – e, consequentemente, a manutenção de bilinguismo e de multiculturalismo – é de acrescida importância no mundo de globalização económica em que hoje vivemos (…) uma aculturação selectiva (uma integração nas instituições americanas com uma manutenção simultânea do bilinguismo e do multiculturalismo) tem mais valor económico e cultural do que uma integração total na cultura dos Estados Unidos”.

Contudo, a manutenção do bilinguismo e do multiculturalismo, esbarra em alguns obstáculos, nomeadamente a deterioração da capacidade linguística de geração para geração e o fraco investimento no ensino do português como primeira língua, a nível internacional.

“Portugal, sendo um país pequeno, não tem capacidade, por si próprio, de promover o uso do português a nível internacional. Por isso é essencial que a política de promoção do ensino do português no estrangeiro, e a sua implementação, sejam feitas através de um esforço coordenado e concertado da CPLP”, comenta Dulce Maria Scott no seu artigo O ensino do português nos Estados Unidos: como e a quem?

Dulce Maria Scott vai intervir no II Congresso de Língua Portuguesa, no âmbito do painel Diversidade e Universalismo da Língua Portuguesa, no dia 26 de Novembro, às 14 horas.

_________________
Links de interesse

O Ensino do Português nos Estados Unidos: Como e a quem?





The Immigrant Paradox in Children’s Education & Behavior: Evidence from New Research (2010)

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial