18/11/10

Teotónio Rosário de Souza

Diversidade e Universalismo da Língua Portuguesa

Teotónio Rosário de Souza é natural do estado indiano de Goa, tendo  nacionalidade indiana e portuguesa. Professor Catedrático na Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias desde 1996 é autor de 14 livros, publicou 30 artigos em revistas especializadas, colaborou em dezenas de capítulos de livros e publicou mais de uma centena de artigos de investigação, tanto em Portugal, como no estrangeiro.

É presença assídua em colóquios e congressos, onde discute as questões que têm pautado a sua carreira na investigação: a História, a Ciência Política e as Relações Internacionais, especialmente as questões em torno das identidades e culturas asiáticas. A sua tese de Doutoramento – Goa Medieval – foi publicada em português e inglês.
Fundou (1979) e dirigiu, até 1994, o Xavier Centre of Historical Research (XCHR) em Goa. Esta instituição tem como objectivos fomentar a pesquisa e a preservação da história e cultura locais, sendo já considerada uma das mais relevantes instituições na Ásia dedicada às questões indo-portuguesas.

Teotónio Rosário de Souza tem dirigido investigações sobre temáticas Coloniais e Pós-Coloniais no Centro de Pesquisa e Estudos Sociais da Universidade Lusófona de Lisboa (CPES). É também director e editor do Jornal da Associação dos Cientistas Sociais do Espaço Lusófono (ACSEL) e conselheiro dos Seminários Internacionais de História Indo-Portuguesa.

Num artigo em que analisa a presença portuguesa em Goa e as marcas que essa presença deixou nas expressões folclórico-linguísticas, Teotónio Rosário de Souza aponta a necessidade de abandonar o paradigma de “colonização das almas”, próprio dos Descobrimentos, em direcção a um paradigma de “geminação das almas”. “Os portugueses orgulham-se do «universalismo» dos seus Descobrimentos e da identidade nacional, mas acontece que correm muito para todos os lados à procura de si próprios”.

Teotónio Rosário de Souza vai participar no II Congresso de Língua Portuguesa, no âmbito do painel de discussão Diversidade e Universalismo da Língua Portuguesa, dia 26 de Novembro, pelas 14h00.
____________________

Links de interesse
Autobiografia
http://www.goacom.com/culture/biographies/tdesbio.html

Texto de Teotónio Rosário de Souza
http://www.ciberduvidas.com/articles.php?rid=350

Xavier Centre of Historical Research
http://www.xchr.in/

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial