22/11/10

Fernando Paulo Baptista

O Português como Língua de Ciência

Fernando Paulo Baptista é professor e investigador do Instituto Piaget (Campus Universitário de Viseu), onde coordena as actividades do Centro de Investigação em Língua Portuguesa (CILP). A sua actividade tem sido orientada para a elaboração de dicionários e manuais especializados com publicação pela Editora Piaget. É autor de estudos e ensaios em diversas áreas, como língua e literatura portuguesas, linguística, semiótica, pedagogia e didáctica e ciências sociais e humanas. 
O seu livro “Tributo à Madre Língua”, editado em 2003, foi o mote para a realização do I Congresso de Língua Portuguesa do Instituto Piaget, realizado em 2004, em Viseu. As palavras de Fernando Paulo Baptista apontaram para a dívida que todos temos para com a nossa língua e a necessidade de a restituir.
Comecei a tomar consciência de que aquilo que sei devo-o à minha língua e decidi fazer-lhe um tributo. Mas, mesmo assim, ainda tenho tanto para lhe pagar...".
No seu livro Tributo à Madre Língua, Fernando Paulo Baptista referiu-se também à “Universidade” e ao “Acesso ao Saber”, nomeadamente ao papel que as universidades desempenharam no passado e o papel que deverão desempenhar no futuro.
Fernando Paulo Baptista vai intervir no II Congresso de Língua Portuguesa, no âmbito do painel O Português como Língua de Ciência.
______________
Links de interesse
Academia Interuniversitária – Henrique, o Navegador http://interuniversitas.blogspot.com
http://interuniversitaria.wordpress.com
Madre Língua – Dizeres de Amigo
http://madrelingua.blogspot.com/
LivroFernando Paulo Baptista: Tributo à Madre Língua, Coimbra, Pé de Página Editores, 2003.

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial