19/11/10

José Paulo Esperança


O Português no Contexto dos Grandes Espaços Linguísticos e Económicos
José Paulo Esperança integrou a equipa de 10 investigadores que realizou o estudo O Valor Económico da Língua Portuguesa, sob a coordenação de Luís Reto.
O Valor Económico da Língua Portuguesa
Este estudo permitiu perceber qual o peso da língua portuguesa na economia do nosso país: 17% do PIB. Para chegar a este valor foi usada uma metodologia “que consiste em identificar o peso da língua em cada actividade económica”. Este valor fica a dever-se à terciarização da economia portuguesa e ao facto de a língua ser um elemento chave em sectores como o comércio e os serviços.
Por outro lado, o interesse pela língua de Camões tem vindo a crescer. Com mais de 240 milhões de falantes, a língua portuguesa é o quinto idioma mais falado no mundo. É neste ponto que assenta aquilo que José Paulo Esperança aponta como o “valor em rede” de uma língua: “a vantagem em estar na rede mais numerosa” prende-se com o facto de termos “ mais pessoas com quem podemos falar”. Estes factores pesam no momento de decidir que língua aprender. Mais falantes podem também significar mais oportunidades de negócio e mercados mais vastos: “As trocas comerciais e os fluxos de investimento estrangeiro em países que tem uma língua em comum são um pouco maiores”.

José Paulo Esperança é professor no Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa (ISCTE). No seu currículo académico figuram mais de uma dezena de artigos em revistas especializadas, como a Revista Portuguesa de Gestão, a Portuguese Review of Financial Markets, o Journal of Multinational Financial Management, o Portuguese Journal of Management Studies, o Corporate Ownership and Control e o Journal of Applied Financial Economics.

José Paulo Esperança é autor do livro Finanças Empresariais, e colaborou em mais 6 capítulos de livros.  É presidente do Centro de Investigação e Apoio ao Empreendedorismo e às Empresas Familiares AUDAX. Criado em 2005, tem como objectivos apoiar e promover o espírito empreendedor, a inovação e o auto-emprego sustentável. Desde a sua criação já contribuiu para a formação de mais de cem novas empresas.

José Paulo Esperança vai participar no II Congresso de Língua Portuguesa, no painel de discussão O português no contexto dos grandes espaços linguísticos e económicos, dia 27 de Novembro, às 14h30.

_______________

Links de interesse

Apresentação das conclusões do relatório preliminar do estudo sobre o valor económico da língua portuguesa
http://www.instituto-camoes.pt/noticias-ic-portugal/apresentacao-das-conclusoes-do-relatorio-preliminar-do-estudo-sobre-o-valor-economico-da-lp.html
Valor económico do português
http://www.instituto-camoes.pt/noticias-ic-portugal/valor-economico-do-portugues-e-biblioteca-digital-nos-80-anos-do-ic.html
 

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial