22/11/10

Tony Tcheka (António Soares Lopes)

Difusão do Português nos Media e no Ciberespaço

Natural da Guiné-Bissau, Tony Tcheka é considerado por alguns especialistas da literatura guineense como um dos nomes marcantes da poesia que se faz no seu país. Como jornalista foi correspondente da RTP Internacional (na qual colabora como comentador), da BBC, da TSF, da Voz da América, do jornal Público e da Agência Lusa. Foi ainda editor da revista África Lusófona e colaborador da revista Lusografias.

É autor de Noites de Insónia na Terra Adormecida (1987) e coordenador de três antologias poéticas editadas na Guiné-Bissau: Mantenhas para quem Luta; Antologia da Poesia Moderna Guineense e Eco do Pranto.

O seu trabalho poético foi integrado em diferentes antologias publicadas em várias partes do mundo, como a Anthologie Littéraire de l´Afrique de l´Ouest (em França); No Ritmo dos Tantãs (no Brasil); Na Liberdade (em Portugal); Rumos dos Ventos (em Portugal); Anna (na Alemanha) e Poesia da Guiné-Bissau (na Grã-Bretanha).

Tony Tcheka é citado no Dicionário Temático da Lusofonia, coordenado pelo Prof. Fernando Cristóvão. A sua poesia valeu-lhe o galardão de Engenheiro das Almas, atribuído pela Sociedade de Autores Guineenses (SGA), pela contribuição dada à literatura guineense. Também a sua actividade jornalística (televisão, rádio e imprensa escrita) motivou três diplomas atribuídos pela mesma instituição.

_________________

Links de interesse

Biografia de Tony Tcheka

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial