22/11/10

Carlos Fiolhais

O Português como Língua de Ciência
Especialista em Física Computacional da Matéria Condensada é também um dos maiores divulgadores da Ciência, concretamente da Física, com um forte interesse pelo Ensino e História das Ciências.
Carlos Fiolhais escreveu cerca de 40 livros em que se reflecte, precisamente, a intenção de divulgar a ciência junto de vários públicos: de livros de ciência infantil e manuais escolares a obras de referência, como o manual universitário Fundamentos de Termodinâmica do Equilíbrio, editado pela Gulbenkian, alguns dos seus livros foram mesmo editados no estrangeiro (Espanha, Itália e Brasil).
De entre as diversas actividades científico-culturais que mantêm, evidencia-se o papel que ocupa enquanto consultor do Museu de Ciência da Universidade de Coimbra. Actualmente dirige também a Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra (que inclui a Biblioteca Joanina, Património Europeu). Na Biblioteca Geral da UC tem dinamizado vários projectos relativos ao livro e à cultura, como os projectos de digitalização de documentos enquadrados pelo Plano Operacional da Cultura e também a organização da exposição “Einstein entre nós”. Destaque ainda para a dinamização do Serviço Integrado de Bibliotecas da Universidade de Coimbra e a criação dos repositórios Estudo Geral e Alma Mater.
Enquanto docente, Carlos Fiolhais já regeu 17 disciplinas em mais de seis cursos, tendo participado até agora num total de 25 projectos aprovados e financiados por entidades nacionais e internacionais (em 16 deles, como coordenador).
Autor prolífico, publicou 101 artigos científicos, participou na elaboração de 36 manuais escolares, cinco edições científicas e oito prefácios a edições portuguesas e estrangeiras. Escreveu também cerca de 300 artigos nas áreas de divulgação pedagógica, divulgação científica, recensão, entre outros, publicados em jornais e revistas de grande circulação, como o Expresso, Público, Visão, etc. Carlos Fiolhais é um colaborador assíduo dos jornais Público e Sol e um dos fundadores e autores do blog De Rerum Natura.
É membro de instituições como a European Physical Society, o Institute of Physics, a American Physical Society ou o Groupe Internationale de  Recherche sur l’ Enseignement  de la  Physique, entre outras.
Carlos Fiolhais vai estar presente no II Congresso de Língua Portuguesa como orador do painel O Português como Língua de Ciência.
___________________
Links de interesse

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial