22/11/10

João Mendes Moreira

O Português como Língua de Ciência

João Mendes Moreira é licenciado em Engenharia de Sistemas e Informática pela Universidade do Minho (1991-1996). Na última década trabalhou na FCCN onde desenvolveu, directa ou indirectamente, actividades na área de infra-estruturas e serviços avançados destinados à comunidade de ensino e investigação.

Em 2004, iniciou o seu trabalho na área das ciências documentais tendo participado activamente num dos projectos mais relevantes desta área – a Biblioteca do Conhecimento Online (B-On) – da qual é actualmente administrador. Em 2008, em conjunto com a Universidade do Minho, assumiu a gestão do projecto RCAAP – Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal.

Facilitar o acesso à produção científica nacional em regime de “open acess”, em português e integrar Portugal em iniciativas internacionais semelhantes são alguns dos objectivos do Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal. O projecto pode, desta forma, contribuir para colocar a língua portuguesa no mapa da investigação científica mundial.

Este projecto coloca ao dispor dos internautas, estudantes, docentes e investigadores mais de 48.000 documentos, indexados em 29 repositórios que correspondem ao acervo digital de várias universidades portuguesas, públicas e privadas. Os visitantes podem pesquisar e aceder a documentos de natureza diversa: publicações científicas, artigos, monografias, teses de Mestrado, teses de Doutoramento, revistas, livros, excertos ou capítulos de livros, críticas, relatórios, entre outros.

Para além de documentos em língua portuguesa, podem ser consultados documentos em outros idiomas abordando dezenas de áreas de investigação distintas, como Engenharia, Educação, História e Linguística, para referir apenas algumas. O documento mais antigo data de 1837, mas podem também ser encontrados artigos do ano corrente.

João Mendes Moreira vai intervir no II Congresso de Língua Portuguesa, no painel de discussão O Português como Língua de Ciência.
___________________

Links de interesse

Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC)

Fundação para a Computação Científica Nacional (FCCN)

Rede Ciência, Tecnologia e Sociedade (RCTS)

Programa Operacional Sociedade do Conhecimento (POSC)

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial