24/11/10

Isabel Pires de Lima

À defesa e ao ataque: o Português e as línguas neo-latinas

Isabel Pires de Lima, ex-ministra da cultura, Professora Catedrática da Faculdade de Letras do Porto e especialista em Literatura Portuguesa tem uma carreira ligada à língua e cultura portuguesas.

Licenciada em Filologia Românica, doutorou-se em Literatura Portuguesa, tendo-se especializado na obra queirosiana. Fez parte do Conselho Cultural da Fundação Eça de Queiroz e foi membro da organização das comemorações do centenário da morte do escritor.

No seu campo de especialização – crítica e estudos literários – produziu cerca de 100 títulos com publicação em revistas e jornais da área. É autora dos livros O complexo ideológico da “miséria portuguesa” em Eça (1984), As máscaras do desengano: para uma abordagem sociológica de “Os Maias” de Eça de Queirós (1987), A procura de um rosto ou de uma voz: o ensaísmo literário de Óscar Lopes e eu (1995).

Participou como coordenadora ou organizadora nos livros Antero de Quental e o destino de uma geração: actas do Colóquio Internacional (1993), Sentido que a vida faz: estudos para Óscar Lopes (1997), Retratos de Eça de Queirós (2000), Vozes e olhares no feminino (2001) e Viagem do século XX em José Gomes Ferreira (2002).

Isabel Pires de Lima integra, também, o Conselho Redactorial de revistas portuguesas e estrangeiras, como a Revista «Queirosiana», da Fundação Eça de Queirós, a «Via Atlântica» da Universidade de S. Paulo e a «Portuguese Literary Studies & Cultural Studies» da Universidade de Massachusetts, nos EUA. 

Convidada frequentemente para júri de numerosos prémios literários, foi também comissária e responsável científica de vários colóquios e encontros, nomeadamente, o Colóquio Internacional Eça de Queiroz – 150 anos do nascimento (1995), o Encontro Neorealismo/Neorealismos (1996), o Encontro de Literaturas Ibero-Americanas, organizado pelo Instituto Camões no âmbito da VIII Cimeira Ibero-Americana de Chefes de Estado e de Governo (1998).

Isabel Pires de Lima vai proferir a comunicação inaugural do II Congresso de Língua Portuguesa, À Defesa e ao ataque: o Português e as línguas neo-latinas, no próximo dia 26 de Novembro, às 10h30.

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial