24/11/10

Maria da Conceição Costa

O Ensino do Português

Mestre em Literatura Comparada Portuguesa e Francesa, Maria da Conceição Costa é professora da Escola Superior de Educação Jean Piaget de Almada e membro da equipa do Cancioneiro Infanto – Juvenil para a Língua Portuguesa, que coordenou em 1992 e 2005.

O Cancioneiro Infanto-Juvenil para a Língua Portuguesa é uma iniciativa do Instituto Piaget, criada em 1989, que, através de um concurso trienal, pretende estimular a criatividade poética entre as crianças e jovens de todos os países de língua portuguesa. Ao longo da sua existência o Cancioneiro contou já com 13 mil participantes. Cada edição culmina com a publicação dos melhores trabalhos apresentados a concurso.

Este projecto não se esgota, contudo, na recolha de textos poéticos; procura também analisar o desenvolvimento da imaginação no decurso da vida dos indivíduos, e a tentativa de descoberta de como esta se constrói na criança.

Maria da Conceição Costa tem investigado nas áreas de Literatura Infanto-Juvenil e Literatura Tradicional, temas que debateu em conferências e encontros científicos, e sobre os quais publicou artigos em revistas e jornais. Em 1997 publicou o livro No Reino das Fadas, A Importância dos Contos de Fadas na formação da criança e do jovem (1997).

Maria da Conceição Costa vai participar no II Congresso de Língua Portuguesa, no âmbito do painel de discussão O Ensino do Português, no dia 27 de Novembro, 11h15.

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial