24/11/10

O Ensino do Português, 27 de Novembro, 11h15

Num texto recente, Paulo Feytor Pinto, Presidente da Associação de Professores de Português enumera alguns dos principais desafios do Ensino do Português para o século XXI:

“O treino da oralidade; a abordagem de textos utilitários audiovisuais; da ficção audiovisual e de diferentes géneros jornalísticos escritos; o trabalho experimental de reflexão sobre a gramática do texto; o ensino do português como língua não materna; a abordagem intercultural da produção literária portuguesa, lusófona e mundial; o desenvolvimento do gosto pela leitura literária longe de aparatos teóricos e da memorização de interpretações pré-estabelecidas; a prática da produção escrita supervisionada pelo professor; e a diversificação de metodologias, de materiais e de modos de avaliação.”

As respostas a estes desafios que, em última análise, são enfrentados em cada dia, em cada aula pelos professores de português, têm de ser dadas a vários níveis. É o caso das oradoras convidadas, que contribuem de formas diferentes, para esse mesmo fim.

Ana Maria Mão de Ferro Martinho contribui para dar essas respostas através de um intenso trabalho de investigação sobre a didáctica do português e ensino do português como língua segunda, área em que tem participado em diversos projectos de intervenção.

Maria Adelaide Paredes da Silva procura-as no plano da formação contínua de professores e através da dinamização de um ambicioso projecto transversal centrado no ensino do português, em que conta com a colaboração de Susana Reis.

Maria da Conceição Costa pugna, desde há décadas, enquanto professora, formadora de professores e autora, pela introdução de metodologias de ensino que promovam o gosto pela leitura e pela escrita desde a educação pré-escolar.

Informações
www.ipiaget.org
congressolp@lisboa.ipiaget.org

Inscrições
http://www.ipiaget.org/congresso-lingua-portuguesa/inscricao/congform.htm

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